INTRODUÇÃO
O handebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por exemplo, Áustria, Suíça e Alemanha.
Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em campos gramados parecidos com de futebol. Assim como no futebol de campo, cada equipe de handebol era composta por onze jogadores.
O handebol de areia surgiu em 1992 na Europa particularmente na Itália e Holanda, com algumas alterações das regras oficiais e da maneira de jogar, o chamado Beach Handball na Europa, que tinha como objetivos principais melhorar a qualidade dos jogos de Handebol de quadra, bem como criar um jogo mais dinâmico, com jogadas espetaculares e de curta duração, sendo um atrativo, e sempre com a filosofia do jogo um jogo limpo, sem muito contato.
Divida a sala em 4 grupos de 10 alunos e será feito um sorteio do tema de cada grupo.
Temas:
· História do handebol de areia;
· Regras do handebol de areia;
· História do handebol indoor;
· Regras do handebol indoor.
2ª Tarefa
Aponte as diferenças básicas entre o handebol indoor e o handebol de areia, utilizando como base teórica os sites indicados no Recurso.
3ª Tarefa
Procure imagens sobre o tema q lhe foi sorteado para mostrar aos seus amigos em sala de aula.
Através da realização de um sorteio com a sua turma, cada grupo pesquisará sobre um tema e irá apresentá-lo em sala de aula.
2º Passo
Após o sorteio, cada grupo pesquisará sobre seu tema e verificará os pontos principais a serem comentados na apresentação.
3º Passo
Utilizando a internet, cada grupo apresentará imagens que se relacionem com o tema q lhe foi atribuído.
RECURSOS
· http://www.brasilhandebol.com.br/
· http://www.handebolbrasil.net/
· http://www.handebolalagoano.com/
· http://www.pedagogiadohandebol.wordpress.com/
· http://www.fphand.com.br/
· http://www.beachhandballrio.com/
ORIENTAÇÕES
1 – Para selecionar imagens, entre no site www.google.com.br, coloque na opção de imagens, no local de busca escreva o tipo de figura que você quer encontrar. Ex.: handebol de areia, handebol indoor, etc.
2 – Após escolher a imagem, salve-a no seu computador fazendo o seguinte: clique no botão direito do mouse na imagem, escolha a opção salvar imagem como, e salve-a no seu computador.
3 – Não esqueça de colocar na página principal imagens relacionadas com seu tema. Dedique-se ao máximo nessa página!
AVALIAÇÃO
PROCESSO QUALITATIVO
Investigação:
Organização e Participação.
Apresentação:
Participação, Criatividade, Organização e Participação.
PROCESSO QUANTITATIVO
Inestigação:
Para os dados referentes às investigações.
Apresentação:
Envolvimento do grupo Momento de socialização para a apresentação do projeto, aos demais alunos presentes.
CONCLUSÃO
Concluídas nossas atividades, temos um melhor e maior conhecimento sobre o Handebol. Vimos que há diferenças significativas entre o handebol indoor e o handebol de areia, mas na essência o esporte handebol em si, é maravilhoso.
Espero que tenham aprendido sobre esse maravilhoso esporte e que tal irmos à prática?
CRÉDITOS
ADILSON ROCHA FERREIRA (adilson_cpm_al@hotmail.com)
BRUNO BARROS IÁLES DA SILVA (bruno_iales@hotmail.com)
MARCUS VICTOR (marqu1m_cavalcantes@hotmail.com)
EMERSON DIEGO (emersom_diego007@hotmail.com)
PAULA PEREIRA (linhaarraso@hotmail.com)
Sexta-feira, 5 de Junho de 2009
Quarta-feira, 3 de Junho de 2009
CASO ANA
Personagens:
Ana Lúcia Ferreira, empresária 31 anos, casada com André. 1.71m de altura, 52kg. Mãe de Lucas e Vitória.
Maria José, doméstica 26 anos, 1.48m de altura. Não se tem muitas informações sobre a vida de Maria José, apenas que é ex-detenta, cumpriu pena de 4 anos por homicídio, mas por sua boa conduta e recuperação, foi liberada. Trabalha a 9 meses na casa da família Ferreira.
Antonio Carlos, motorista da família 38 anos. Homem de poucas palavras, costuma fazer seu trabalho pontualmente, porém a algum tempo está passando por problemas financeiros em sua casa.
Jeremias Ferreira, Jardineiro da família 52 anos. Está na casa da família à 16 anos e sabe de todos os segredos, problemas e toda vida da família Ferreira.
Lucas Ferreira, filho de André e Ana Lúcia 19 anos. Lucas se envolveu com as drogas aos 16 anos de idade. Graças ao vício, criou várias inimizades e várias dívidas. Nos últimos 3 meses, parece está mais aflito e freqüentemente anda precisando de dinheiro.
E por fim eu. Meu nome é André Ferreira, viúvo, pai de Lucas Ferreira e Vitória. Era casado com Ana Lúcia até a ultima sexta-feira, quando cheguei em casa e á encontrei morta com um corte na parte superior da cabeça. Já se passaram 4 dias e ainda não entendi o motivo da morte de minha esposa. Jeremias, jardineiro de minha casa, afirma que foi algo comum, como geralmente ocorre. Um grupo de homens veio assaltar minha casa, e mataram minha esposa após ela reagir. Mas se foi apenas um assalto, qual o motivo que os assaltantes tiveram pra esconder o corpo no porão, coberto com um grosso lençol, como se estivessem tentado esconder o corpo? Não foi algo comum! Há 2 dias que eu investigo e já descobri várias pistas, só não descobri o assassino.
Era um dia como outro qualquer, minha esposa estava em casa de folga, e eu no meu escritório. Lucas estava na Universidade, ou pelo menos dizia estar. Venho desconfiando que Lucas anda meio desconfiado, com medo de sair na rua e nos últimos 3 meses costuma a chegar em casa depois das 11 da noite.
Em casa estavam apenas Maria José, nossa empregada, Antonio Carlos, o motorista, e Jeremias. Eu cheguei em casa e ouvi a voz de minha filha chorando dentro de casa, corri pra perguntar à Maria Jose, domestica, o que tinha acontecido. Ela com poucas palavras e com uma bolsa com certa quantia dinheiro na mão saiu as pressas, disse apenas que havia ocorrido um assassinato dentro da minha casa. Eu perguntei que dinheiro era aquele, e ela nervosa e gaguejando disse que Ana tinha pagado o seu salário.
Eu achei muito estranho. Então entrei em casa e vi minha filha de apenas 6 anos chorando, dizendo:”- Papai, mamãe não quer me responder. “ Eu, sem pouco entender o que ela quis dizer, ouvi barulho de sapatos no porão. Chegando lá encontrei o jardineiro, com sua tesoura na mão com um pouco de sangue em sua roupa e em sua tesoura. Ele ficou pálido ao me ver, e com desconfiança disse:”- Doutor assassinaram sua esposa. “ e saiu as pressas do lugar.
Eu chorando, à abracei e corri pra perguntar a Jeremias como tinha sido aquilo, ele disse que não sabia de nada, apenas que tinha ido pegar sua tesoura de jardim no porão. Então sai as pressas para o cofre da família, que ficava no meu quarto, pra pegar dinheiro pra preparar o velório. Quando cheguei, ainda chorando, vi o cofre arrombado sem nada dentro. Corri me perguntando quem foi quem fez aquilo, o motorista? Mas ele mal sabia o local do cofre da família, quem apenas sabia era Jeremias, que estava na família a mais de 10 anos, mas se fosse Jeremias ele teria corrido do local. E o dinheiro que a empregada estava na mão, será que foi Maria José? Mas ela estava chorando e nervosa, e tem apenas 1,48m de altura, como conseguiria acertar uma mulher como Ana de 1,70m e arrastar seu corpo até o porão. Ela não teria forças! E Lucas? Onde está Lucas que não atende ao telefone? Quem terá feito tal crime, Ana que era uma mulher tão boa com todos. Quem terá sido?
Nenhum comentário:
Postar um comentário